Como conciliar o trabalho e o cuidado com a saúde?

Excesso de trabalho faz mal a saúdeMuitas vezes o trabalho fica a frente da nossa saúde, pois encontrar o equilíbrio adequado entre o emprego e a vida quotidiana é um desafio que todas as pessoas enfrentam, principalmente.

Já foi comprovado que o excesso de trabalho pode causar danos psíquicos, profissionais e físicos. Exatamente por isso que você precisa ter horários e seguir um plano alimentar especifico para sua rotina diária.

Além disso, o ambiente de trabalho inadequado, a insatisfação com o emprego, os baixos salários e as horas extras contribuem para o aumento dos problemas de saúde.

Confira algumas dicas que separei para você para não deixar o trabalho tomar conta da sua saúde:

Faça treinos que não necessitam de aparelhos

Os treinos que não necessitam de aparelhos são os melhores para você que tem um dia agitado e possui pouco tempo. O principal motivo para escolha desse exercício é que o mesmo não necessita de ir a academia o que economiza tempo e dinheiro.

Um dos melhores tipos de treinos para emagrecer e aumentar o condicionamento físico são os de alta intensidade, muito conhecido por HIIT.

Esses treinos são ótimos porquê:

  • Necessitam de no máximo 20 minutos para ser executado;

  • Não necessitam de aparelhos, pois é feito com o seu peso corporal;

  • Podem ser feitos em qualquer lugar;

  • Podem ser feitos por qualquer pessoa;

  • Melhoram o sistema cardiovascular, além de melhorar o condicionamento físico;

  • Emagrece e ajuda no fortalecimento muscular

Se você quer dar um “up” em sua saúde e no seu condicionamento físico. Os exercícios de alta intensidade é a sua melhor escolha.

Beba sucos

Os sucos quando feitos e ingeridos corretamente podem ser muito importantes para sua saúde. O motivo é que eles são muito fáceis de ser ingeridos e metabolizados pelo organismo.

Opte pelos sucos detox que são sucos de vegetais com frutas. Esses sucos são carregados de nutrientes e antioxidantes que melhoram o funcionamento do seu organismo e mantem o seu corpo com energia e disposição durante todo o dia.

Fazer um detox inteligente funciona com sucos devido os mesmo serem ricos em fibras, a qual o corpo necessita em grandes quantidades durante o dia. Além disso, os nutrientes contidos nesses sucos ajudam sua mente trabalhar melhor fazendo você ser mais produtivo no trabalho.

Garrafa de água

Ter uma garrafa de água na sua mesa ou perto de você durante o trabalho é fundamental para que você se lembre de manter sempre o seu corpo hidratado. Esse simples hábito pode te ajudar a manter seu saudável e 100% hidratado.

Por isso, tenha sempre por perto uma garrafa de água cheia, pois é ela que vai te ajudar a ficar mais saudável durante o expediente do trabalho.

Não leve trabalho para casa

Hoje é muito comum as pessoas levarem trabalhos para casa, principalmente para os que trabalham em escritórios, como os profissionais de php do zero ao profissional, contabilidade, financeiro, etc.

Mas o que pode ser bom para suas tarefas de trabalho é péssimo para sua saúde. Por isso, busque um equilíbrio, seja produtivo durante seu expediente no trabalho e nunca traga trabalhos para casa. Tem coisas mais importantes para você cuidar, depois do horário do trabalho, como sua saúde e família.

Afinal, quando levamos trabalho para casa, acabamos não aproveitando o tempo com a família e amigos.

Uma das dicas aqui é ter um planejamento, reserve um tempo na sua semana para planejar as suas tarefas profissionais e pessoais.

Vale destacar que o excesso do trabalho podem causar transtornos mentais como depressão, estresse e a síndrome de burnout.

4 thoughts on “Como conciliar o trabalho e o cuidado com a saúde?”

  1. Excelentes dicas, ultimamente estou trabalhando demais e estou dedicando pouco tempo para minha saúde e lazer no geral.

  2. Trabalho como corretor de imóveis e levo comida de casa para o trabalho, porem tem dias que não sei o que levar, me ajuda?

  3. Eu trabalho visitando outras cidades e para mim manter a alimentação saudável é muito difícil, ainda bem que possuo uma genética boa e dificilmente eu engordo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *